Salvador deverá contar com pontos de coleta de pneus inservíveis

Medida visa proteger a saúde pública e o meio ambiente
O vereador Euvaldo Jorge (PPS), presidente da Comissão de Trânsito, Transportes e Serviços Municipais da Câmara, teve sete projetos de sua autoria aprovados na última semana na casa legislativa.
Entre eles está o que determina a implantação de pontos de coleta de pneus inservíveis, ou seja, cuja vida útil terminou. No texto do projeto, o vereador justifica que por ano são descartados cerca de 720 mil pneus em Salvador após uma média de cinco anos de uso, por isso faz-se necessário um destino ecologicamente correto para os mesmos. “Os pontos de coleta serão de fundamental importância para evitar que esses pneus sejam acondicionados de forma irregular criando, por exemplo, ambientes favoráveis para a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti responsável pela transmissão de doenças como a dengue, zika e chikungunya”, explica.
Euvaldo Jorge também chama atenção para preservação do meio ambiente e lembra que seu projeto vem reforçar uma Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA que dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada. “Nossa iniciativa visa não só preservar a saúde pública como também a natureza, uma vez que o pneu não é um produto biodegradável, levando mais de 150 anos para se decompor”, afirma.
De acordo com o vereador, os pontos de coleta também poderão gerar economia já que os pneus poderão ser reaproveitados em novos produtos como asfalto ecológico, piso antiderrapante, matéria prima para concreto e combustível.
Aedes Aegypti
Ainda em relação aos problemas causados pelo mosquito Aedes Aegypti, a Câmara Municipal também aprovou o Projeto de Indicação do vereador Euvaldo Jorge que determina que a Secretaria Municipal de Saúde distribua repelentes e testes rápidos de gravidez para mulheres em idade fértil, visando protegê-las do zika vírus. “O surgimento considerável de casos de microcefalia associados ao zika vírus tem preocupado a todos, principalmente as gestantes, já que a doença provoca má-formação do cérebro de bebês. Por isso, buscamos ampliar a proteção dessas pessoas”, argumentou. No próximo sábado, dia 2 de abril, o vereador Euvaldo Jorge promove, em parceria com a SMS, uma grande mobilização no bairro do Imbuí, conscientizando a população sobre a importância de se combater o Aedes aegypti. Agentes de saúde percorrerão as principais ruas do bairro eliminando e tratando focos do mosquito, bem como distribuindo panfletos educativos. A ação atende pleito do vereador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*